Diferenças entre gesso comum e drywall

Você sabe quais são as principais diferenças entre gesso comum e drywall? Muitas pessoas que pretendem contratar o serviço de uma empresa de instalação de gesso possuem dúvidas comuns sobre esses dois tipos de aplicação.

Para você entender qual é a instalação mais indicada para o seu imóvel, a partir de agora vamos apresentar as características de ambos e falar sobre os pontos positivos e negativos de cada um.

Gesso Comum

O gesso comum é sem dúvida o mais conhecido, porém, ele dá muito mais trabalho para ser instalado quando comparado ao drywall. Todos os detalhes devem ser pensados antes de aplicá-lo, poiso gesso precisa ser plumado e alinhado para proporcionar o melhor acabamento possível.

Este tipo de instalação ainda é a preferida pelos clientes por conta do preço, que pode chegar a ser até 50% mais barato do que o drywall. Além disso, o gesso costuma ser bastante utilizado em espaços menores devido ao tamanho das placas, que possuem em média 0,60cm x 0,60cm.

Por outro lado, a baixa resistência do gesso é uma das desvantagens apontadas pelos profissionais do mercado. As chapas não suportam muito peso e podem apresentar trincas com o tempo. Além disso, ele é mais propenso a sofrer com problemas de mofo.

Cada vez mais as empresas estão abandonando o gesso e optando por trabalharem somente com o drywall. Isso é ótimo pra gente pois com mais concorrência no mercado, o preço tende a cair.

Na minha opinião o drywall possui uma infinidade de vantagens, pois é bem mais rápido e prático de instalar e quase não faz a sujeira. A resistência à umidade é muito maior, embora também corra o risco de mofar. Mas como disse acima ele é mais caro, pois além de toda a estrutura é necessário utilizar perfil, montante, parafusos, fita, etc para a instalação.

GESSO-COMUM

Drywall

Já o drywall é basicamente é uma placa feita de gesso e revestida com papel acartonado. Essa composição deixa a peça muito mais resistente, além de aumentar o isolamento térmico e acústico. Em alguns casos, o drywall pode ser superior até mesmo às paredes comuns de alvenaria.

Esse tipo instalação apresenta outras vantagens em relação ao gesso comum que merecem ser destacadas. As trincas e uma eventual aparência amarelada, que são frequente sem gessos mais antigos, não afetam as estruturas feitas com drywall. Além disso, ele pode ser aplicado em áreas de diferentes tamanhos, pois suas placas são totalmente ajustáveis.

Por ter uma espessura mais fina, o drywall tem a capacidade de otimizar o espaço onde é utilizado. Paralelamente, os processos de montagem e desmontagem são facilitados por se tratar de um sistema de construção seco. Outro ponto que facilita a vida das pessoas é que, com o drywall, as instalações podem ser feitas de maneira prática e sem comprometer as tubulações do imóvel.

Todas essas diferenças reunidas fazem com que o drywall supere o gesso comum, pelo menos com relação às questões de durabilidade e aplicação. Com o avanço das técnicas de instalação e de acabamento, cada vez mais este tipo de trabalho tem ganhado espaço nas reformas e construções.

DRYWALL

Onde usar o gesso comum e o drywall

Basicamente ambos podem ser usados nos diversos ambientes, como salas, quartos, cozinhas e até banheiros. Na verdade, o que vai mudar é a estrutura e a resistência de cada um deles. Por ser mais resistente, o drywall permite receber peças mais pesadas, sendo a opção mais recomendada para projetos de painéis de TVs, por exemplo.

Na maioria das vezes, a placa de drywall suporta no máximo 10kg quando se trata de uma estrutura menor. Para objetos mais pesados, é necessário colocar um reforço extra na parede. Portanto, o mais recomendado é planejar muito bem como será usada essa parede ou painel de drywall para evitar problemas no futuro.

Conheça agora as principais opções de uso do gesso comum e do drywall.

Gesso comum

  • Revestimentos.
  • Forros de ambientes menores.
  • Rebaixamento de tetos.

Drywall

  • Forros e rebaixamento de tetos.
  • Revestimentos.
  • Painel para TVs, prateleiras e outros trabalhos que necessitam de maior durabilidade.

Personalização

Mesmo com essas diferenças significativas, alguns pontos são comuns entre as instalações de gesso e as de drywall. Os detalhes e as inúmeras possibilidades de personalização, por exemplo, podem ser trabalhadas tanto no gesso comum quanto no drywall.

Além disso, o desenvolvimento adequado de um projeto baseado em gesso é capaz de transformar totalmente o ambiente de uma sala ou quarto. O trabalho com gesso comum ou com drywall pode oferecer diversos tipos de aplicações, cores e marcações.

Cuidados com a instalação

É muito importante tomar cuidado com alguns aspectos fundamentais que envolvem a construção das estruturas:

  • Nivelamento: antes de aplicar as placas de gesso comum ou de drywall, é necessário que se tenha um nivelamento mínimo da superfície.Dessa forma, o acabamento será bem feito.
  • Projeto: ao desenvolver um projeto, é importante saber qual das duas estruturas atende melhor as necessidades do trabalho.
  • Segurança:os aspectos de segurança não podem ser esquecidos. Portanto, é necessário tomar todas as medidas necessárias em relação à fixação e ao peso das estruturas, de modo a evitar eventuais quedas do material.

Quem pode aplicar o gesso comum e o drywall?

Muitas pessoas optam por aplicar sozinhas as placas de gesso. Existem até mesmo vários vídeos explicativos para quem deseja aprender o passo a passo dessa instalação. Mas para aqueles que procuram um trabalho especializado, sem dúvida a melhor escolha é contratar um gesseiro. Esse profissional irá analisar toda a estrutura do local, bem como o projeto que será utilizado. O gesseiro é a pessoa mais capacitada para sugerir possíveis mudanças e garantir que o resultado atenda as expectativas do proprietário do imóvel.

Antes de optar por uma empresa ou profissional freelancer, é recomendável fazer uma pesquisa de mercado, e se possível, conferir trabalhos anteriores desses profissionais. Procure também indicações de pessoas que já contrataram serviços de gesseiros para reformas ou construções.

Cuidados com colunas e vigas

Alguns imóveis podem apresentar paredes de gesso em sua composição. Mas antes de pensar em mudar algo, ou até mesmo retirar essas paredes, é importante analisar as instalações com a ajuda de um profissional. Há situações em que essas construções em gesso são utilizadas para esconder vigas. Caso sejam atingidas, essas colunas podem causar vários transtornos ao proprietário da casa.

Um instrumento de apoio para quem se encontra nessa situação é a planta do imóvel. Com ela em mãos,é possível consultar os detalhes de todos os cômodos. No caso de construções recentes, as construtoras têm a obrigação de fornecer a planta para os moradores.